26/03/14

Que Sociedade é esta! Que Estado é este!

 
(Expresso , 22 de março de 2014)

Reduz salários, pensões e apoios sociais.
Aumenta impostos, taxas de acesso aos serviços públicos de saúde, preços da energia, da água, dos transportes, etc.
E nem sequer garante a todos o direito de acesso à água.
A água é essencial à vida!
A água não é um negócio.

22/03/14

Dia Mundial da água 2014 - Consagrar o direito à água, Impedir a privatização

No dia 22 de março foi comemorado o Dia Mundial da Água sob o tema “Água e Energia”.
São dois bens essenciais à vida e dignidade humanas cujo controlo e gestão públicas são cada vez mais urgentes para assegurar direitos fundamentais, o desenvolvimento solidário e a conservação do meio ambiente.
No caso da água, a sua natureza vital e essencial levou a Assembleia Geral das Nações Unidas a aprovar, em Julho de 2010, uma Resolução consagrando o direito à água e ao saneamento básico como ”um direito humano essencial para o pleno gozo da vida e de todos os direitos humanos”.
No setor energético, a sua privatização conduziu à constituição de monopólios privados com reflexos nos altos preços praticados e nos lucros especulativos anuais obtidos, nomeadamente, pela EDP.
No caso da água, é política do governo promover a sua privatização e transformar o acesso à água num negócio altamente lucrativo. A recente auditoria do Tribunal de Contas às concessões/privatizações municipais comprovou que são altamente lucrativas para as empresas privadas e altamente lesivas para as autarquias e as populações que são obrigados a pagar rendas excessivas.
Em 2012, só em seis cidades, foi cortado o abastecimento de água potável a cerca de 6000 famílias por falta de pagamento e em 2013 a EPAL cortou o abastecimento de água a 11 836 clientes domésticos. A situação não é mais grave porque muitas autarquias praticam tarifas sociais.
Assumindo a defesa do direito à água e o combate à privatização, a Campanha “Água é de todos” entregou no Parlamento em Fevereiro de 2013, a iniciativa Legislativa de Cidadãos “Proteção dos direitos individuais e comuns à água”, Projeto de Lei nº 368/XII, subscrita por mais de 44 mil cidadãos, visando:
1    1.    Consagrar o direito à água e ao saneamento na legislação portuguesa, competindo ao Estado garantir e assegurar o seu efetivo cumprimento.
2    2.    Edificar uma política de água que dê prioridade à satisfação e necessidade humanas, ao interesse comum, à adequação ecológica e preservação da água.
3    3.    Impedir a privatização da água e dos serviços públicos, mantendo a sua propriedade e gestão na esfera pública e promover o regresso ao setor público dos serviços privatizados/concessionados.
O MUSP, membro da Comissão Promotora da campanha “Água é de todos”, considera inadiável o debate e aprovação deste Projeto de Lei nº 368/XII, para travar o empobrecimento, a exclusão e garantir que a água continuará a ser de todos e para todos.
A água é essencial à vida!
A água não é um negócio!
Mais informação:
www.aguadetodos.com