11/02/11

Manifestação de Solidariedade e Apoio

Manifestação de Solidariedade e Apoio

Lisboa, 10 de Fevereiro de 2011

O Movimento de Utentes dos Serviços Públicos – MUSP vem pela presente manifestar-vos solidariedade e total apoio às vossas acções e iniciativas de indignação, protesto e reivindicação realizadas em conjunto com a população em defesa do Centro de Saúde e por melhores serviços.
Porque a razão vos assiste e porque estão disponíveis para continuar a lutar pelos vossos objectivos é convicção do Movimento de Utentes dos Serviços Públicos – MUSP que mais cedo do que tarde tais objectivos serão atingidos e garantidos os direitos de acesso aos serviços de saúde em conformidade com o consagrado no texto da Constituição da República Portuguesa.
Reiterando o nosso apoio e solidariedade às vossas justas reivindicações e disponíveis para o que entenderem como necessário subscrevemo-nos com respeitosos cumprimentos.

Grupo Permanente do MUSP

Governo limita transporte de doentes

Nota à Imprensa

Governo limita transporte de doentes

Lisboa, 10 de Fevereiro de 2011

O Governo através do despacho nº 19264 de 29 de Dezembro passado, reduziu ou cortou mesmo o acesso de muitos milhares de doentes a tratamentos ou consultas, porque não conseguem obter junto dos Serviços de Saúde as respectivas credenciais para utilização dos transportes dos bombeiros.
Milhares de doentes com rendimentos financeiros muito baixos, pouco acima do ordenado mínimo nacional vêem ser-lhes negado pelos Serviços de Saúde a emissão das credenciais que os habilitavam a serem conduzidos aos tratamentos ou consultas em transporte fornecido pelos bombeiros.
Em paralelo com muitas outras medidas e decisões tomadas pelo Governo esta situação assume contornos de uma extrema insensibilidade senão mesmo crueldade, perante a necessidade imperiosa que muitos e muitas doentes com idades muito avançadas, reduzidas condições de mobilidade e portadoras de deficiência têm de se deslocarem uma ou mais vezes por semana a Serviços de Saúde que em muitos casos ficam distantes dos seus locais de residência 50, 100 ou mesmo mais quilómetros, em zonas do país onde os transportes públicos para além de não serem adequados para deslocarem tais pessoas não abundam ou não há.
Tal limitação por imposição do despacho em questão põe também em causa a sobrevivência de muitas corporações de bombeiros e em risco muitos postos de trabalho particularmente de motoristas e auxiliares.
Pelos motivos apontados, pela sua gravidade e mesmo crueldade, que a mesma representa para milhares de doentes, trabalhadores e suas famílias, o Movimento de Utentes dos Serviços Públicos – MUSP manifesta-se totalmente contra, exigindo em simultâneo a sua imediata revogação.

Grupo Permanente do MUSP